Mercado Livre

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Ode Sobre A Melancolia e Outros Poemas - John Keats

John Keats era inglês e foi o último dos poetas românticos do país. Juntamente com Lord Byron e Percy Bysshe Shelley, foi um dos principais nomes da segunda geração do movimento romântico, apesar de sua obra ter começado a ser publicada apenas quatro anos antes de sua morte. Seu trabalho só ganhou reconhecimento anos depois do seu falecimento, por causa disso sobre o túmulo do jovem poeta foi esculpida essa frase "Here lies one whose name was writ in water" (Aqui descansa um homem cujo nome está escrito sobre a água), que foi redigida por ele. Felizmente John Keats estava enganado e sua obra é hoje uma das mais populares da literatura inglesa.

O livro "Ode Sobre A Melancolia e Outros Poemas" aborda os principais textos de John Keats, trazendo a versão original e a tradução para o português e ainda conta a trajetória de vida do poeta inglês
 "O livro reúne, além das "Odes de 1819", 20 poemas que transitam entre os mais importantes sonetos do poeta até trechos de duas de suas grandes obras: "Hiperíon" e Endimião. Em edição bilíngue, a publicação apresenta notas históricas e parafrásticas, além de observações sobre a tradução.

John Keats (1795–1821) é um dos maiores poetas românticos ingleses, figurando ao lado de P. B. Shelley e Byron. Filho de uma família modesta, estudou no Clarke’s School, escola de tendência liberal, dos 7 aos 14 anos, quando perde os pais. Aos 16 anos, torna-se aprendiz de cirurgião por influência de seu tutor, Richard Abbey, e passa a demonstrar gosto pela poesia inglesa e pela mitologia greco-latina, período no qual conclui a tradução da Eneida, de Virgílio. Em 1816, começa a estudar medicina no Guy’s Hospital (Londres), mas desiste da carreira por falta de vocação e, sobretudo, para se dedicar à poesia. Neste mesmo ano tem publicado seu primeiro poema, o soneto "O solitude!", no famoso periódico Examiner, e a despeito do entusiasmo inicial, recebe duras críticas. Como os demais românticos, Keats perseguiu em sua obra a manifestação concreta do sublime, como a urna grega e o rouxinol, presentes em suas odes, o que exemplificou no célebre verso de Endimião, " thing of beauty is a joy for ever" (Tudo que é belo é A uma alegria para sempre). Keats atinge o auge de sua atividade poética, quando publica em 1819 seis odes, a saber, "Ode sobre uma urna grega", "Ode a um rouxinol", "Ode a Psiquê", ode "Ao outono", "Ode sobre a melancolia" e "Ode sobre a indolência". Morre de tuberculose em Roma, aos 25 anos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário